Ammonite | Drama lésbico com Kate Winslet e Saoirse Ronan ganha primeira imagem e traz polêmica

Kate Winslet e Saoirse Ronan são as estrelas do novo drama histórico lésbico, dirigido por Francis Lee (God’s Own Country).

Ammonite, que ganhou a sua primeira foto divulgação (acima), traz Kate Winslet no papel de Mary Anning, uma famosa paleontóloga britânica, que ao ir para uma cidade costeira do Reino Unido, conhece uma jovem londrina com a qual começa a se relacionar. O elenco conta também com Fiona Shaw, James McArdle, Gemma Jones e Alec Secăreanu.

Mas nem todos receberam com alegria a notícia que Anning seria colocada como uma mulher lésbica ou bi no filme. No início deste ano, parentes da paleontóloga questionaram e criticaram o roteiro do filme, eles apontam que a história conta com um relacionamento inventado, e que a sexualidade de Anning nunca foi confirmada. “Os cineastas precisam recorrer a aspectos não confirmados da sexualidade de alguém para tornar sensacional uma história já notável?”, disse Barbara Anning ao jornal The Telegraph. “Imagine a vergonha  que esta mulher estaria sentindo agora por ter sua vida sexual privada discutida e exibida na tela. Isso não acrescenta nada à sua história.”

Lee respondeu às acusações nas mídias sociais escrevendo: “Depois de ver a história de pessoas LGBT ser rotineiramente ‘endireitada’ em toda cultura, e dada uma figura histórica onde não há evidência de qualquer relacionamento heterossexual, não é permitido ver essa pessoa dentro de um outro contexto? Como uma classe trabalhadora, cineasta LGBT, eu continuamente exploro os temas de classe, gênero, sexualidade dentro do meu trabalho, tratando meus personagens verdadeiros com respeito absoluto e espero dar a eles vidas e relacionamentos autênticos e respeitosos que eles merecem”.

O diretor foi aclamado pela crítica em 2017 com God’s Own Country, no Festival de Sundance, um romance gay sobre um agricultor e um trabalhador migrante. O longa recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme Britânico e um lugar no top 20 dos filmes indie britânicos de maior bilheteria naquele ano.

Ammonite já foi filmado e a produção finalizada, mas a data de estreia ainda não foi confirmada.