Exu e a Ordem do Universo | Documentário aborda a divindade dentro do universo Iorubá

Estamos em 2019, mas quando o assunto é diversidade religiosa, a sensação que temos é a de que ainda estamos vivendo no século 16. Assumir qualquer religiosidade não cristã ainda é um grande tabu, se essa religiosidade é proveniente de uma matriz africana, a situação torna-se ainda mais complexa.

O candomblé e a umbanda são julgadas de todas as maneiras negativas possíveis, o contato com os orixás ainda é visto como uma possessão demoníaca, assim como, todos os orixás são, muitas vezes, resumidos ao Exu, divindade tida por uns, como o próprio demônio. Pensando nisso, um cineasta decidiu ir pessoalmente à Nigéria para compreender a figura do Exu e elucidar todas as questões polêmicas que envolvem a divindade, através de um documentário.

O objetivo de Thiago Zanato, idealizador do projeto Exu e a Ordem do Universo, é questionar os valores ocidentais ao confrontá-los com o ponto de vista Iorubá sobre o universo. O documentário contará com depoimentos de professores nigerianos, personalidades acadêmicas brasileiras que estudam o tema e pessoas de fora do universo Iorubá.

A previsão é de que o documentário estreie este ano no circuito cinematográfico.

Confira o trailer do documentário Exu e a Ordem do Universo:

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

Publicação realizada originalmente em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.