Festival de Veneza 2018 | Saiba quais são os filmes selecionados para 75ª edição do festival

O Festival de Veneza anunciou os filmes que serão exibidos na edição deste ano, completando setenta e cinco anos do evento.

First Man, de Damien Chazelle (La La Land), Roma, de Alfonso Cuarón (Gravidade), The Favourite, de Yorgos Lanthimos (O Assassinato do Cervo Sagrado) e Suspiria, remake dirigido por Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), são alguns dos longas que estarão na mostra competitiva disputando o Leão de Ouro. Apenas uma diretora disputa o prêmio.

Três filmes brasileiros foram selecionados para o evento, mas nenhum deles está na disputa pelo prêmio principal. Deslembro, de Flávia Castro, está na mostra Horizontes; Domingo, de Clara Linharte Fellipe Barbosa, na mostra Venice Days; o documentário Humberto Mauro, de André Di Mauro, está na mostra Venice Classics Documentary.

O presidente do júri da mostra competitiva oficial deste ano será Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar de melhor direção em 2018. O filme de abertura será First Man.

Veja a lista completa com todas as mostras e filmes abaixo:

Leão de Ouro – Mostra Competitiva

  • First Man,” Damien Chazelle (EUA)
  • “The Mountain,” Rick Alverson (EUA)
  • “Doubles Vies,” Olivier Assayas (França)
  • “The Sisters Brothers,” Jacques Audiard (França, Bélgica, Romênia, Espanha)
  • “The Ballad of Buster Scruggs,” Ethan e Joel Coen (EUA)
  • “Vox Lux,” Brady Corbet (EUA)
  • “Roma,” Alfonso Cuaron (México)
  • “22 July,” Paul Greengrass (Noruega, Islândia)
  • “Suspiria,” Luca Guadagnino (Itália)
  • “Work Ohne Autor,” Florian Henkel Von Donnersmark (Alemanha)
  • “The Nightingale,” Jennifer Kent (Austrália)
  • “The Favorite,” Yorgos Lanthimos (EUA)
  • “Peterloo,” Mike Leigh (Reino Unido, EUA)
  • “Capri-Revolution,” Mario Martone (Itália, França)
  • “What You Gonna Do When The World’s On Fire?”, Roberto Minervini (Itália, EUA, França)
  • “Sunset,” Laszlo Nemes (Hungria, França)
  • “Freres Ennemis,” David Oelhoffen (França, Bélgica)
  • “Neustro Tiempo,” Carlos Reygadas (México, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia)
  • “At Eternity’s Gate,” Julian Schnabel (EUA, França)
  • “Killing,” Shinya Tsukamoto (Japão)

Mostra Horizontes

  • “Sulla Mia Pelle”, de Alessio Cremonini (filme de abertura da secção)
  • “Soni”, de Ivan Ayr
  • “The River”, de Emir Baigazin
  • “La Noche De 12 Anos”, de Alvaro Brechner
  • “Deslembro”, de Flavia Castro
  • “The Announcement”, de Mahmut Fazil Coskun
  • “Un Giorno All’Improvviso”, de Ciro D”Emilio
  • “Charlie Says”, de Mary Harron
  • “Amanda”, de Mikhael Hers
  • “The Day I Lost My Shadow”, de Soudade Kaadan
  • “L’Enkas”, de Sarah Marx
  • “The Man Who Surprised Everyone”, de Natasha Merkulova e Aleksy Chupov
  • “Memories Of My Body”, de Garin Nugroho
  • “As I Lay Dying”, de Mostafa Sayyari
  • “La Profezia Dell’Armadillo”, de Emanuele Scaringi
  • “Tel Aviv On Fire”, de Sameh Zoabi
  • “Jinpa”, de Pema Tseden
  • “Stripped”, de Yaron Shani

Mostra Sconfini

  • “The Tree Of Life” (versão longa), de Terrence Malick
  • “Arrivederci Saigon”, de Wilma Labate
  • “Il Ragazzo Piu Felice Del Mondo”, de Gipi
  • “Il Banchiere Anarchio”, de Giulio Base
  • “Blood Kin”, de Ramin Bahrani
  • “Magic Lantern”, de Amir Naderi
  • “L’Heure De La Sortie”, de Sebastien Marnier
  • “Camorra”, de Francesco Patierno

Fora de Competição

  • “A Star is Born”, de Bradley Cooper
  • “Mi Obra Maestra”, de Gaston Duprat
  • “Un Peuple Et Son Roi”, de Pierre Schoeller
  • “A Tramway In Jerusalem”, de Amos Gitai
  • “La Quietud”, de Pablo Trapero
  • “Shadow”, de Zhang Yimou
  • “Dragged Across Concrete”, de S. Craig Zahler

Fora de Competição – Eventos especiais

  • “The Other Side Of The Wind”, de Orson Welles
  • “They’ll Love Me When I”m Dead”, de Morgan Neville

Fora de Competição – Sessões especiais

  • “L’Amica Geniale”, de Saverio Costanza
  • “Il Diario Di Angela – Noi Due Cineasti”, de Yervant Gianikian

Fora de Competição – Não-ficção

  • “A Letter To A Friend In Gaza, de Amos Gitai
  • “Aquarela”, de Victor Kossakovsky
  • “El Pepe”, Una Vida Suprema, de Emir Kusturica
  • “Process”, de Sergei Loznitsa
  • “Carmine Street Guitars”, de Ron Mann
  • “Isis, Tomorrow. The Lost Souls Of Mosul.”, de Francesca Mannocchi e Alessio Romenzi
  • “American Dharma”, de Errol Morris
  • “Introduzione All”Oscuro”, de Gaston Solnicki
  • “Your Face”, de Tsai Ming-Liang
  • “1938 Diversi”, de Giorgi Treves
  • “Monrovia, Indiana”, de Frederick Wiseman
  • “Una Storia Senza Nome”, de Roberto Ando
  • “Les Estivants”, de Valeria Bruni Tedeschi

Venice Classics

  • “They Live”, de John Carpenter
  • “The Night Porter”, de Liliana Cavani
  • “The Naked City”, de Jules Dassin
  • “Brick And Mirror”, de Ebrahim Golestan
  • “Street Of Shame”, de Kenji Mizoguchi
  • “Il Posto”, de Ermanno Olmi
  • “Last Year At Marienbad”, de Alain Resnais
  • “The Place Without Limits”, de Arturo Ripstein
  • “Adieu Philippine”, de Jacques Rozier
  • “The Ascent”, de Larisa Shepitko
  • “The Killers”, de Don Siegel
  • “The Killers”, de Robert Siodmark
  • “The Night Of The Shooting Stars”, de Paolo e Vittorio Taviani
  • “Love, Thy Name Be Sorrow” ou “The Mad Fox”, de Toma Uchida
  • “Death In Venice”, de Luchino Visconti
  • “The Golem – How He Came Into The World”, de Paul Wegener
  • “Nothing Sacred”, de William A. Wellman
  • “Some Like It Hot”, de Billy Wilder

Venice Classics – Documentários

  • “The Great Buster”, de Peter Bogdanovich
  • “Women Making Films: A New Road Movie Through Cinema”, de Mark Cousins
  • “Humberto Mauro”, de André Di Mauro
  • “Living The Light – Robby Muller”, de Claire Pijman
  • “24/25 Il Fotogramma In Piu”, de Giancarlo Rolandi e Federico Pontiggia
  • “Nice Girls Don’t Stay For Breakfast”, de Bruce Weber
  • “Friedkin Uncut”, de Francesco Zippel