IMDb: Os Melhores Filmes da América Latina
No ar desde os anos 90, o Internet Movie Database, mais conhecido como IMDb, é o maior site com informações sobre filmes e séries do mundo, contando com mais de 100 milhões de usuários, funcionando como uma grande fonte de pesquisa e avaliação de obras cinematográficas.
Portando todo esse conteúdo, o site criou uma lista com o melhor filme de cada um dos países da América Latina, e a gente conta para você um pouco mais sobre cada um deles.
México: Amores Perros (Amores Brutos)
Amores Perros, lançado no ano 2000, é o primeiro longa-metragem do diretor Alejandro González Iñárritu e foi indicado ao Oscar na categoria melhor filme estrangeiro em 2001, além de estar na lista do The New York Times como um dos melhores filmes do mundo.
A trama traz a história de três personagens que se cruzam a partir de um acidente de carro. Outros dois filmes do mesmo diretor se conectam através dos mesmos acontecimentos: 21 gramas e Babel.
Honduras: Amor y frijoles
A comédia lançada em 2009, traz em seu enredo uma mulher que, desconfiada de seu marido, resolve investigá-lo para saber a verdade.
O filme foi produzido através da Secretaria de Cultura do país, com a direção de Mathew Kodath e Hernan Pereira.
Costa Rica: Del Amor y Otros Demonios (Do Amor e Outros Demônios)
Dirigido por Hilda Hidalgo, o filme é baseado na obra literária homônima do escritor Gabriel García Márquez e traz a história de uma jovem que é abandonada após ser mordida por um cachorro com raiva, então, a menina é encontrada por um padre, e a história torna-se um perigoso drama.
O longa lançado em 2009, foi pré-indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, mas não chegou a ser escolhido pela academia.
Equador: Ratas, Ratones, Rateros (Ratos, Ratazanas e Ladrões)
O drama lançado em 1999, dirigido por Sebastián Cordero, apresenta a criminalidade em Quito e a perda da infância de um menino em função desse problema tão recorrente em capitais.
O filme ganhou prêmios por todo o mundo e é a maior bilheteria do cinema equatoriano.
Peru: Contracorriente (Contra Corrente)
Em seu filme de estreia, no ano de 2009, Javier Fuentes-León traz ao público a história de um pescador que tem um casamento estável, mas que vive um romance secreto com um outro homem.
O longa esteve presente em diversos festivais, inclusive no Sundance Film Festival, onde foi aclamado pelo público.
Cuba: Memorias del Subdesarrollo (Memórias do Subdesenvolvimento)
Gravado em Havana, esse filme de 1968 retrata uma Cuba logo após a revolução socialista e conta a história de um homem que, enquanto a família decide ir viver em Miami, ele opta por permanecer no pais.
A obra foi dirigida por Tomás Gutiérrez Alea e é baseada no livro homônimo de Edmundo Desnoes que também foi responsável pelo roteiro.
República Dominicana: La Hija Natural
O filme de Letícia Tonos merece um olhar mais do que especial, o motivo? Foi o primeiro filme a ser dirigido por uma mulher no país, isso somente no ano de 2011.
Na trama, uma jovem moça após perder a mãe, encontra-se sozinha no mundo e resolve buscar pelo pai que nunca conheceu.
Porto Rico: Broche de oro
A comédia de Raúl Marchand Sánchez, lançada no ano de 2012, apresenta três senhores que decidem sair em uma aventura com o neto de um deles e descobrem mais sobre a vida do que imaginavam ser possível nessa idade.
Colombia: María, Llena Eres de Gracia (Maria Cheia de Graça)
O longa-metragem retrata a situação das chamadas “mulas do narcotráfico”, situação muito recorrente para as mulheres colombianas.
A obra dirigida por Joshua Marston, lançada no ano de 2004, rendeu a protagonista Catalina Sandino Moreno o Urso de Ouro e uma indicação ao Oscar.
Venezuela: Hermano
Estreia do no ano de 2010, com exibição no Festival Internacional de Cinema de Moscou, o filme de Marcel Rasquin, Hermano, retrata o cotidiano de dois irmãos através da prática do futebol: um sonha ser profissional, o outro precisa sustentar a família a qualquer preço.
Bolivia: El día que murió el silencio (O Dia em que Morreu o Silêncio)
Dirigido por Paolo Agazzi, conta realmente a história do dia em que o silêncio morreu. A trama do filme se desenrola com a chegada de um empresário em uma cidade e a instalação da primeira rádio local. As impressões e reações são as mais diversas e adversas.
Curiosamente, essa foi a primeira obra a ser gravada com áudio digital no país, já em 1998.
Chile: Machucca (Machuca)
Premiado no Festival de Havana, o longa traz o ano de 1973. Com a saída de Allende e a entrada de Pinochet, o Chile vive momentos difíceis, mas mesmo assim dois meninos conseguem sonhar e esperar por um mundo com menos diferenças.
A direção ficou a cargo de Andrés Wood e chegou aos cinemas no ano de 2004.
Paraguai: Siete cajas (7 Caixas)
Um celular, sete caixas e perigo. Essas três coisas resumem bem o suspense dirigido por Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, lançado no ano de 2012.
Uruguai: Whisky
Com a iminente visita de seu irmão, também um grande rival, o dono de uma fábrica de meias, decide pedir para que uma funcionária finja ser sua esposa. Esse é o enredo da obra lançada no ano de 2004, dirigida por Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella, homenageado em Cannes e aclamado pelo mundo.
Argentina: El Secreto de Sus Ojos (O Segredo dos Seus Olhos)
Com Ricardo Darín e Soledad Villamil, a obra vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2010, arrebatou a crítica e entrou para o hall dos melhores filmes da história.
Recentemente, o longa Dirigido por Juan José Campanella ganhou um remake nada a sua altura. Secret in Their Eyes demonstra que uma obra tão completa como o filme argentino não pode ser regravada.
A história acompanha Benjamin, oficial de justiça aposentado que decide escrever um livro. Para a história, ele inspira-se em um caso real de estupro ocorrido nos anos 70.
Brasil: Cidade de Deus
Encerrando essa lista, temos o filme de 2002, conhecido e reconhecido internacionalmente, Cidade de Deus.
O longa indicado ao Oscar em quatro categorias, é baseado na obra literária de Paulo Lins e retrata o cotidiano de dois jovens, a vida e a criminalidade em uma favela do Rio de Janeiro.
Fernando Meirelles foi o responsável pela direção desse filme que o destacou para o mundo.
Esses são os filmes listados pelo IMDb, mas a América Latina está cheia de obras fantásticas a serem conhecidas, mas essa lista já é um excelente passo para adentrar esse vasto mundo do cinema latino.