Lista | 7 Filmes onde todo mundo é suspeito

Seres humanos são curiosos por natureza, não é atoa que criamos tantas engenhocas para solucionar problemas. A curiosidade nos leva a pensar, refletir e procurar por respostas.

O mesmo ocorre com o cinema, basta nos deparamos com uma produção de mistério, que instantaneamente estamos fazendo colocações, adivinhações e suposições. Além de ser um ótimo exercício, é fantástico acompanhar o desenrolar de uma narrativa do gênero, ainda mais se esse mistério envolve um assassinato e vários suspeitos.

Portanto, a gente preparou uma lista rápida com alguns filmes feitos para quebrar a sua cabeça, onde absolutamente todos são suspeitos:

Assassinato no Expresso do Oriente (Murder On The Orient Express)

expresso2
Screenshot – Murder On The Orient Express

Inúmeras versões do clássico da literatura para os cinemas e televisão já foram realizadas, se você quer já ir se familiarizando com o que vem por aí em novembro, nós começamos a lista exatamente com o Assassinato no Expresso do Oriente.

Baseado em uma das mais gloriosas obras de Agatha Christie, o Assassinato no Expresso do Oriente, dirigido por Sidney Lumet (12 Homens e Uma Sentença), foi indicado ao Oscar em seis categorias: melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor fotografia, melhor ator e melhor atriz coadjuvante, tendo vencido a última com a atriz Ingrid Bergman (Casablanca).

Na Turquia, Hercule Poirot, interpretado por Albert Finney (Big Fish), embarca com destino a Londres no famoso trem Expresso do Oriente. Porém, durante a viagem o trem é impedido de continuar a viagem devido a uma nevasca e durante essa pausa, na madrugada, um dos passageiros, odiado por muitos, é brutalmente assassinado. Com o detetive Poirot a bordo, caberá a ele descobrir quem é o assassino.

Ano: 1974

8 Mulheres (8 Femmes)

zzfemmes3-1024x660
Foto divulgação – 8 Femmes

Com doze indicações ao César Awards, o filme de François Ozon (Dentro da Casa) traz grandes nomes de cinema como Isabelle Huppert (Elle), Catherine Deneuve (O Novíssimo Testamento) e Emmanuelle Béart (Anjo da Guerra) em um roteiro baseado na peça teatral de Robert Thomas, onde oito mulheres vivem situações trágicas, cômicas e inesperadas.

Com atuações impecáveis e situações que quase chegam ao pastelão (com toda a elegância francesa), 8 Mulheres é muito mais do que um filme cômico, basta um primeiro olhar para compreender toda a sua carga reflexiva sobre personalidades femininas diversas.

Na história, o único homem da casa é assassinado, as oito mulheres que vivem ao seu redor não conseguem deixar a casa devido a uma nevasca e, então, um show de acusações começa. Nesse desenrolar, muito mais do que um assassino é descoberto.

Ano: 2002

Os 7 Suspeitos (Clue)

clue4
Foto divulgação – Clue

Seis pessoas com históricos comprometedores são convidadas para um jantar em uma noite de tempestade na casa do misterioso Mr. Boddy (Lee Ving). Todas elas recebem nomes fictícios para que suas identidades não sejam reveladas: Sr. Green (Michael McKean), Coronel Mostarda (Martin Mull), Sra. Peacock (Eileen Brennan), Professor Plum (Christopher Lloyd), Srta. Scarlet (Lesley Ann Warren), e Sra. White (Madeline Kahn). Durante o jantar, cada um deles recebe uma arma, e no cair da luz, Mr. Boddy é assassinado e o que lhes resta é descobrir qual deles é o assassino.

O filme do diretor Jonathan Lynn (Três Solteirões e um Bebê) é baseado no famoso jogo de tabuleiro Clue, no qual os jogadores devem descobrir quem é o assassino, onde foi e com que arma. A comédia permeada de suspense traz um tom eletrizante e envolvente, com um enredo surpreendente.

Um fato curioso sobre o filme é que ele possui três finais alternativos. Durante o seu lançamento, os filmes foram enviados para os cinemas com finais diferentes.

Ano: 1985

Sem Escalas (Non-Stop)

NON-STOP-HANDS (1)
Foto divulgação – Non-Stop

Nesse filme de ação e suspense, um policial está em um avião e começa a receber uma série de mensagens de texto, com ameaças aos passageiros: a cada vinte minutos um deles será assassinado até que ele consiga uma transferência de 150 milhões para o assassino. Agora cabe ao policial, interpretado por Liam Neeson (Sete Minutos Depois da Meia Noite) descobrir quem é o autor do crime.

E Não Sobrou Nenhum (Ten Little Indians)

nine-suspects-Ten-Little-Indians-1965
Screenshot – Ten Little Indians

Nesse filme também baseado em uma obra da rainha do crime Agatha Christie, dez pessoas são convidadas à uma casa distante, localizada em uma ilha por uma pessoa identificada apenas por U. N. Owen. Em uma mesa, pequenos bonecos representando a rima infantil dos dez indiozinhos. E um a um, os convidados começam a ser assassinados. Todos são suspeitos.

A obra de George Pollock (Crime Sobre Crime) é um excelente suspense que, mais uma vez, coloca figuras completamente distintas cara a cara enquanto uma possível ameaça ou aliado.

Outros três filmes baseados no mesmo livro já foram executados, além da série And Then Were None da BBC.

Ano: 1965

Entre Facas e Segredos

Depois de fazer 85 anos, Harlan Thrombey, um famoso escritor de histórias policiais, é encontrado morto. Contratado para investigar o caso, o detetive Benoit Blanc descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

Ano: 2019

A Casa Torta

As circunstâncias suspeitas em torno da morte de um patriarca idoso são investigadas pelo detetive particular Charles Hayward, que deve encontrar o assassino antes de Scotland Yard intervir e expor segredos obscuros de família

Ano: 2017

Curtiu a lista? Compartilhe com os amigos e deixe que eles solucionem os mistérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.