Lista | 6 filmes sobre a ditadura no Chile

O 11 de setembro é uma data marcante para todo o continente americano. Nos últimos anos, desde 2001, lembramos e somos constantemente lembrados sobre o atentado ao World Trade Center nos Estados Unidos, mas o que quase não vemos por aí, são lembranças sobre o 11 de setembro chileno, golpe de estado ocorrido no Chile em 1973, que derrubou o regime democrático e colocou Pinochet no poder, iniciando uma sangrenta ditadura no país.

Portanto, separamos uma lista com filmes que tratam do tema e que vão te ajudar a conhecer e entender um pouco mais sobre esse período horrendo da história.

Machuca (2004)

bscap0115
Imagem divulgação – Machuca

Premiado no Festival de Havana, o longa traz o ano de 1973. Com a saída de Allende e a entrada de Pinochet, o Chile vive momentos difíceis, mas mesmo assim dois meninos conseguem sonhar e esperar por um mundo com menos diferenças.

Direção: Andrés Wood

Tony Manero (2008)

tony-manero-111
Imagem divulgação – Tony Manero

Santiago do Chile, 1978. Em meio ao complicado contexto social da ditadura militar de Augusto Pinochet, um homem de meia-idade está obcecado com a ideia de se tornar Tony Manero, o famoso personagem interpretado por John Travolta no clássico filme da era disco “Os Embalos de Sábado à Noite”. Porém, essa fantasia alcança níveis extremos.

Direção: Pablo Larraín

No (2012)

gael-garcia-bernal-em-cena-de-no-de-pablo-larrain-1350533288050_956x500
Imagem divulgação – No

No momento em que o povo chileno é convocado para votar em um referendo pela permanência do General Augusto Pinochet no poder, um publicitário é chamado para integrar a equipe que fará campanhas para o “Não”, com o objetivo de convencer as pessoas a interromper o regime ditatorial no país.

Direção: Pablo Larraín

Chove Sobre Santiago (1976)

v-santyago-idet-dozhd-scene
Imagem divulgação – Chove Sobre Santiago

O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e assume o governo, mas não o poder, pois o aparelho de Estado – a organização burocrático-militar – mantém-se intacta.

Direção: Helvio Soto

Allende em Seu Labirinto (2014)

cms-image-000524421
Imagem divulgação – Allende em Seu Labirinto

O filme retrata as últimas horas de Salvador Allende, ex-presidente chileno, no Palácio de La Moneda, durante o 11 de setembro de 1973, enquanto o exército cerca o local. Democraticamente eleito, Allende está sofrendo pressões para renunciar, assim o caminho ficaria livre para o general Augusto Pinochet, que transformou o Chile em uma cruel ditadura.

Direção: Miguel Littín

Nostalgia da Luz (2015)

nostalgia-da-luz-paragrafo-1-1024x576
Imagem divulgação – Nostalgia da Luz

No deserto do Atacama, ao mesmo tempo que astrônomos pesquisam e buscam por vidas alienígenas, mulheres procuram seus parentes na terra que, devido ao calor, mantém restos humanos intactos.

Direção: Patrício Guzmán

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.