Lista | 7 filmes de horror dos anos 80 dirigidos por mulheres

A década de oitenta foi uma época linda para os filmes de horror, principalmente se deixamos os nossos preconceitos de lado e assistimos essas obras em dias atuais. Permeados por cenários sangrentos, péssimos efeitos especiais e uma grande dose de exagero e absurdos, os filmes oitentistas marcaram uma geração inteira com suas histórias macabras.

O que poucos sabem é que mulheres estiveram no comando de muitos desses filmes hoje nomeados como clássicos cult. Portanto, sempre com o objetivo de conhecer e fazer conhecer essas grandes mulheres do cinema, preparamos uma lista com sete produções de horror dos anos oitenta para assustar ou divertir, mas sempre com muito sangue jorrando.

Confira a lista:

O CEMITÉRIO MALDITO (Mary Lambert, 1989)

MV5BM2Y0ZTUzZmEtY2E4Ni00ODFmLWJiM2QtYTU2YTM5NTdmMmU0XkEyXkFqcGdeQXVyMjUyNDk2ODc@._V1_
Imagem divulgação – Cemitério Maldito

Adaptado da obra de Stephen King, o filme acompanha a família Creed em uma série de acontecimentos estranhos que se iniciam após a morte do gato. Aos poucos eles percebem que um antigo cemitério, que fica nos fundos da casa, pode ter ligação com esses eventos.

O MASSACRE NA FESTA DO PIJAMA (Amy Holden Jones, 1982)

SPMfeatured1
Imagem divulgação – O Massacre na Festa do Pijama

Nesse super slasher oitentista, um grupo de adolescentes decide dar uma festa do pijama, porém um maníaco matador em série acabou de fugir do hospital psiquiátrico e está na vizinhança.

CRIATURAS DAS PROFUNDEZAS (Barbara Peeters, 1980)

humanoids_6
Imagem divulgação – Criaturas das Profundezas

Em uma cidade pesqueira, que já não tem mais o mesmo potencial de pesca, uma indústria está se preparando para inaugurar uma fábrica de conservas no local, utilizando um cientista que criou uma fórmula química para aumentar o tamanho e melhorar a vida dos peixes.

QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO (Kathryn Bigelow, 1987)

near-dark-4
Imagem divulgação – Quando Chega A Escuridão

Um rapaz de uma pequena cidade é levado por uma vampira para conhecer um grupo de mortos-vivos que vaga pelas noites cometendo roubos e assassinatos. Para fazer parte do grupo, deverá passar por um arriscado teste de iniciação.

UM JANTAR SANGRENTO (Jackie Kong, 1987)

Um-Jantar-Sangrento-1987-2
Imagem divulgação – Um Jantar Sangrento

Dois rapazes cresceram influenciados pelo falecido tio psicopata, cujo cérebro falante a dupla preserva num jarro de vidro. Eles trabalham numa lanchonete e a usam como fachada para uma série de crimes violentos. Tudo normal para um filme de horror, se o objetivo deles não fosse criar um novo corpo para ressuscitar a maligna deusa egípcia Sheetar.

SPOOKIES – OS RENASCIDOS DAS TREVAS (Genie Joseph, 1986)

spookies3_758_426_81_s_c1
Screenshot – Spookies: Os Renascidos das Trevas

 

Um grupo de jovens se metem em encrenca quando decidem explorar uma velha mansão. Eles achavam que o lugar estava vazio, mas descobrem que na verdade é habitado por um feiticeiro que está tentando ressuscitar a sua noiva.

A NIGHT TO DISMEMBER (Doris Wishman, 1983)

S04-night-to-dismember
Screenshot – A Night to Dismember

O filme retrata um dia sangrento na pequena cidade de Woodmire Lake, onde somente um membro de duas famílias sobrevive a um massacre brutal. Os eventos são narrados por um detetive policial.

______________

Em 2015, pensando no sexismo presente na indústria cinematográfica, a organização Women in Film (WIF) lançou a campanha #52FilmsByWomen. A campanha consiste em assistir durante um ano um filme por semana que seja dirigido por uma mulher. Topa o desafio? Então, acompanhe as nossas listas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.