Lista | 7 filmes para conhecer o cinema do Uruguai, confira:

Entre o Brasil e a Argentina, dois gigantes do cinema latinoamericano, está o Uruguai, pequeno país de grandes contrastes econômicos e políticos, que garante narrativas cinematográficas que merecem ser vistas.

Com orçamentos modestos, o Uruguai se propõe a realizar histórias que quase sempre tratam do cotidiano e do povo uruguaio em sua vida simples, mas com muita beleza e sensibilidade. Então, para você conhecer um pouco mais sobre o cinema de nossos vizinhos, segue uma lista cheia de produções incríveis.

EN LA PUTA VIDA (2001)

Elisa sonha em abrir seu próprio salão. Ela sai da casa de sua mãe com seus dois filhos e termina com Garcia, seu chefe e amante que a enfurece por não querer se casar. Assim, em 24 horas, Elisa se vê sem um teto, sem amante, sem emprego e sem dinheiro. A partir daí, ela acaba encontrando um emprego em um bordel e vai parar em Barcelona. Ela se apaixona, é explorada, envolve-se em guerras de gangues de travestis e, enquanto isso, sonha em ganhar dinheiro suficiente para seu pequeno salão de beleza em sua cidade natal.

Direção: Beatriz Flores Silva

Veja um trecho do filme:

A VIDA ÚTIL (2010)

Jorge trabalha há 25 anos em uma cinemateca, mas a empresa acaba falindo e ele perde o emprego. Sem qualquer outro tipo de experiência de vida, ele terá que se adaptar a um novo mundo e começar do zero.

Direção: Federico Veiroj

Veja o trailer:

O QUARTO DE LÉO (2010)

Leo percebe-se em uma situação difícil após terminar um relacionamento. Preocupa-se demais em atender as expectativas das pessoas à sua volta, vive infeliz. Mas as coisas mudam quando ele encontra uma antiga amiga de colégio que não via há muitos anos.

Direção: Enrique Buchichio

Veja o trailer:

 

MAU DIA PARA PESCAR (2009)

Jacob van Oppen já foi conhecido como homem mais forte do mundo. Junto de seu empresário, Orsini, ele realiza pequenas turnês com exibições de luta livre pela América do Sul. Quando ele passa por Santa Maria, um jornal decide que irá encontrar um adversário que possa derrotá-lo.

Direção: Alvaro Brechner

Veja o trailer:

O BANHEIRO DO PAPA (2007)

A história está ambientada na cidade de Melo, no Uruguai, a qual, de repente, o Papa João Paulo II decide visitar durante a sua estadia no país. Nesse momento, a cidadezinha, muito diferente da realidade próspera propagada pela mídia, percebe uma oportunidade econômica, principalmente um contrabandista que tem a incrível (ou absurda ideia) de criar o banheiro do papa, para as pessoas poderem aliviar-se durante o evento.

Direção: César Charlone e Enrique Fernandéz.

Veja o trailer:

UMA NOITE SEM LUA (2014)

Durante a noite de ano novo, três personagens solitários chegam a um pequeno povoado perdido no interior do Uruguai, onde terão uma chance de mudar seus destinos.

Direção: Germán Tejeira

Veja o trailer abaixo:

ANINA (2013)

A menina Anina briga com a colega de escola, Yisel, e recebe uma punição em um envelope preto lacrado que não pode ser aberto durante uma semana. Mas Anina quer muito saber o que se esconde lá dentro.

Direção: Alfredo Soderguit

Veja o trailer: