Lista | 7 filmes sobre a realidade da classe trabalhadora no Brasil e no mundo, confira:

Ser trabalhador e trabalhadora no Brasil não é fácil, assim como também não é nada fácil em diversas partes do mundo. A classe sofre com os mandos e desmandos dos patrões, constantemente têm os seus direitos negados e, mais recentemente, o mundo tem visto uma enxurrada de destruição desses poucos direitos já conquistados.

Para refletir sobre o mundo do trabalho e a realidade dura de um mundo que, ao mesmo tempo que enfia um consumismo goela abaixo da população, não dá condições mínimas e necessárias de trabalho para tal consumo. Abaixo, sete filmes do século 20 e 21 que representam muito bem essa situação. Confira:

ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981)

Um casal decide se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, surge um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Temendo perder o emprego, o rapaz precisa decidir se irá aderir ou não à greve e enfrentar o seu pai, um militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Direção: Leon Hirszman

Trailer:

Veja o filme completo aqui.

EU, DANIEL BLAKE (2016)

Após sofrer um ataque cardíaco e ser proibido pelos médicos de retornar ao trabalho, Daniel tenta receber os benefícios concedidos pelo governo nesses tipos de situação. Contudo, ele encara uma tremenda burocracia e um sistema digital que o impede de diversas formas de conseguir os seus direitos.

Direção: Ken Loach

Veja o trailer legendado:

ILHA DAS FLORES (1989)

Um curta que retrata o sistema da sociedade de consumo, demonstrando todo o processo da criação da desigualdade, a partir do processo de plantação até o consumo de um tomate.

Direção: Jorge Furtado

Assista ao curta completo abaixo:

PÃO E ROSAS (2000)

Duas irmãs mexicanas trabalham no serviço de limpeza de um prédio comercial, quando elas conhecem um ativista americano, que acaba as levando à uma batalha contra os seus patrões. Uma batalha que ameaça o sustento e a família das jovens.

Direção: Ken Loach

Veja o trailer:

Assista ao filme completo legendado aqui

ROSALIE VAI ÀS COMPRAS (1989)

Rosalie é uma alemã que vive na cidade de Arkansas, nos EUA. Casada com um piloto de avião e mãe de sete filhos, Rosalie falsifica cartões de crédito, cheques e assinaturas para administrar com fartura sua casa. Uma comédia sobre o consumismo da sociedade capitalista contemporânea.

Direção: Percy Adlon

Veja o trailer:

Veja o filme completo aqui.

O HOMEM QUE VIROU SUCO (1981)

Um poeta do nordeste chega a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos. Mas sua vida muda completamente quando ele é confundido com um operário de uma multinacional que matou o patrão em uma festa.

Direção: João Batista de Andrade

Veja o trailer:

Veja o filme completo aqui.

TEMPOS MODERNOS

Icônico filme de Charles Chaplin, o longa escancara a tragédias das máquinas sobre o trabalho humano e a exploração.

Veja o trailer:

Veja o filme completo aqui.