Lista | Agnès Varda: 5 filmes para conhecer o trabalho da diretora

Agnès Varda é cineasta, atriz, artista plástica e um ícone para as mulheres no campo da arte. A única mulher a receber a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a receber o Oscar pelo conjunto da obra realizada, completa hoje 90 anos e a gente não podia deixar essa data passar em branco. Portanto, preparamos uma lista com cinco filmes da diretora que retratam a sua trajetória dentro da sétima arte e também na vida. Confira:

La Pointe Courte (1955)

Imagem divulgação – La Pointe Courte

O primeiro longa da diretora também foi o que lhe abriu caminho para o movimento Nouvelle Vague, na França. Em La Pointe Courte, duas narrativas acontecem separadamente, essas narrativas representam o foco do trabalho de Varda desde o início, a ficção e o documentário. Em primeiro lugar, temos uma experiência documental sobre uma pequena cidade, depois, o retorno de um personagem para essa mesma cidade.

Uma Canta, a Outra Não (1977)

Imagem divulgação – Um Canta, a Outra Não

Na França de 1970, duas mulheres veem suas vidas se entrelaçarem com o crescente movimento feminista da época. Elas se conhecem jovens e depois perdem contato por dez anos, até que encontram-se novamente. Enquanto uma possui um trabalho convencional, a outra tornou-se uma cantora excêntrica, mas ambas já viveram o suficiente para entender suas vidas, seus corpos e suas posições sociais enquanto mulheres.

Sem Teto, Nem Lei (1985)

Imagem divulgação – Sem Teto, Nem Lei

Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

As Praias de Agnès (2008)

Imagem divulgação – As Praias de Agnès

Nessa autobiografia, a cineasta Agnès Varda faz uma retrospectiva dos lugares considerados importantes em sua vida. Ela relembra, ainda, os tempos em que foi fotógrafa, seu casamento com o cineasta Jacques Demy e sua luta no movimento feminista.

Visages, villages (2017)

Imagem divulgação – Visages, Villages

Nesse documentário indicado ao Oscar, Agnès Varda e o artista JR formam uma dupla fantástica. A paixão deles por imagens e a forma como elas são compartilhadas, são o ponto de partida de uma viagem pela França.

Pronto, agora você pode aproveitar o dia para conhecer (ou rever) o trabalho dessa diretora formidável!