Mais de 30 mil arquivos pessoais de Charlie Chaplin disponíveis online e para download, confira:

Em 2019 comemoram-se 130 anos do nascimento daquele que é um dos maiores nomes da história do cinema. Charles Spencer Chaplin ou somente Charlie Chaplin, como ficou imortalizado, foi um ator, diretor, produtor, escritor, dançarino, músico e roteirista. Graças a Chaplin, o cinema alcançou um novo patamar na cultura, tornando-se, para o bem ou para o mal, a maior ferramenta da indústria cultural.

Para celebrar a data, a Fundação Cineteca di Bologna disponibilizou gratuitamente online uma série de arquivos raros e pessoais do artista, que são desde o início de sua carreira até a sua morte nos anos 70. Arquivos que mostram um pouco mais da imagem do humano por trás dos maiores clássicos do cinema.

Chaplin nas gravações de “A Dog’s Life”

 

Pequeno Charlie nas gravações de “Sherlock Holmes”

São cerca de 30 mil arquivos, que incluem anotações para roteiros, poemas, letras de música, cartas, desenhos e outras lembranças.  Você pode visualizar todo esse material online ou, se preferir, realizar o download para o seu dispositivo.

Para acessar o site e conferir tudo isso, basta clicar aqui. O site está disponível em italiano e inglês, mas a plataforma é altamente intuitiva e acessível.