Netflix cria fundo de 5 milhões para auxiliar trabalhadores do audiovisual no Brasil durante a pandemia

A Netflix e o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) uniram forças para realizar uma doação de 5 milhões de reais para pessoas do setor de audiovisual.

No mundo do audiovisual, a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras são freelancers, que em tempos de pandemia, estão sendo atingidos.

O fundo será gerenciado pelo ICAB e o benefício será de um único depósito no valor do salário mínimo, R$ 1.045. Profissionais como produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística e outros, serão elegíveis para o benefício.

Em 20 de março, a Netflix anunciou um fundo global de 100 milhões de dólares, criado para apoiar os trabalhadores mais vulneráveis da produção audiovisual. Os 5 milhões direcionados ao Brasil fazem parte dessa iniciativa.

A partir de 28 de abril, os profissionais podem se inscrever por meio de um formulário online na página do ICAB (icabrasil.org). Um comitê vai revisar cada inscrição e determinar quem pode receber os recursos em até 10 dias. As inscrições poderão ser feitas por dois meses ou até que os recursos acabem.

A Netflix está no mundo todo e conta com 167 milhões de assinaturas pagas.