20 cordéis sobre grandes mulheres negras da história do Brasil

Hoje, com tantas possibilidades de acesso à informação e à história, ainda encontramos tremendas dificuldades em conhecer a verdadeira história do Brasil, aquela história não contada de brancos para brancos, aquela que lembra a existência dos povos originários e também da população negra.

Um exemplo disso, é que é muito provável que você ou pessoas de seu convívio jamais tenham ouvido falar em Tereza Benguela, reconhecida como símbolo nacional, tendo o dia 25 de Julho como o seu dia. A partir disso, é importante frisar que quando a questão está relacionada à mulheres, o cenário é ainda mais desconhecido.

Pensando nisso, foi que Jarrid Arraes resolveu escrever  cordéis sobre grandes mulheres negras da história do Brasil. Hoje, a coleção já conta com 20 títulos.

Ele resolveu lançar essas histórias que “contam as trajetórias e conquistas”, pois assim, “em sala de aula ou passando de mão em mão, a Literatura de Cordel pode servir como um rico material para que essas histórias sejam repassadas e discutidas.

Nesses cordéis, você vai encontrar Zeferina, líder do quilombo do Urubu, Antonieta de Barros, primeira deputada negra do país, e Maria Felipa, que foi líder nas batalhas pela independência da Bahia, além de outras mulheres com histórias que merecem serem conhecidas.

Para ter acesso aos dez cordéis, você precisa acessar o site do autor para adquiri-los. Mas antes disso, você pode ler gratuitamente o cordel sobre Tereza Benguela aqui.