Escute a voz de Frida Kahlo em um registro único da pintora recitando um texto sobre Diego Rivera

Durante anos, a voz da mexicana Frida Kahlo permaneceu um mistério e povoou a curiosidade de muitos. No entanto, esse mistério foi resolvido graças a uma descoberta da Fonoteca Nacional do México, que transmitiu uma gravação de rádio em que Kahlo recita seções do texto Retrato de Diego, que escreveu em 1949 para desenhar um perfil de seu marido, o também pintor Diego Rivera.

A Secretária de Cultura do governo mexicano, Alejandra Frausto, disse: “É uma constatação que tem muitos elementos que podem ser identificados como a provável voz de Frida Kahlo”.

A gravação ficou conhecida no início deste ano, durante uma viagem do diretor da Fonoteca Nacional do México, Pavel Granados, quando ele foi à cidade de Huamantla, onde fez contato com um locutor que o informou sobre a existência de uma gravação em que o pintor Diego Rivera cantava. A surpresa é que a gravação também continha a voz de Kahlo.

Com uma voz calma, Frida descreve seu marido por dois minutos: “ele é um menino grande, imenso, com um rosto amigável e um olhar triste, seus olhos grandes, escuros, muito inteligentes, são dificilmente parados, quase fora das órbitas por pálpebras inchadas”.

Escute abaixo Frida Kahlo recitando Retrato de Diego, na plataforma Soundcloud ou através do Twitter da Fonoteca Nacional:

 


Sobre a veracidade da gravação, o diretor da Fonoteca, Pável Granados, informou que a gravação não foi realizada em um estúdio, mas no exterior, com um gravador portátil.