Huni Kuin: os caminhos da jiboia | Povo indígena cria game sobre a sua história e cultura, confira:

O povo Huni Kuin, também chamada de Kaxinawá, desenvolveu recentemente um jogo no qual compartilha com o restante do mundo, através da tecnologia, histórias e conhecimentos da tribo.

A iniciativa montada pela comunidade indígena, organizou uma equipe formada por antropólogos, programadores, designers e artistas, para produzir o game intitulado Huni Kuin: os caminhos da jiboia. A ideia é que os jogadores entrem em contato com o mundo indígena, desde os cantos, histórias, grafismos e rituais.

Formado por cinco fases, o jogo conta uma história da tribo que vem sendo passada de geração em geração. A partir daí, a equipe espera que esses conhecimentos, parte da tradição e cultura circulem por meio da tecnologia e possa alcançar a população não indígena.

Huni Kuin: os caminhos da jiboia está disponível para Windows, Mac e Linux, o download pode ser feito gratuitamente aqui, onde você  também encontrará mais informações sobre o projeto.

Abaixo, sinopse e trailer do jogo:

“Um casal de gêmeos kaxinawá foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).”