Mais de 2500 gravuras japonesas disponíveis para download gratuito, confira:

A Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress), a maior biblioteca do mundo e a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, resolveu abrir grande parte do seu acervo para o planeta também de forma online.

A organização está disponibilizando para visualização e download gratuitos, cópias em alta resolução de mais de 2.500 gravuras japonesas criadas em madeira. As impressões ou xilogravuras são praticadas no oriente desde o século VII, na época muito utilizadas para estampar os tecidos.

Em grande parte, as xilogravuras datam de antes do século XX e foram doadas à Biblioteca por um grupo de colecionadores, formado por nomes importantes, como o ex-presidente estadunidense William Howard Taft .

Os desenhos possuem temas relacionados ao entretenimento no país, como lutadores de sumô, paisagens, restaurantes etc. Isso porque a maioria dos desenhos estão localizados em um período de relativa paz no Japão, portanto, os artistas retratavam aquilo o que presenciavam.

E se você gostou do tema e quer ter um pouco do Japão com você, basta clicar aqui e acessar o site da Biblioteca do Congresso Americano, lembrando que o acesso é gratuito.