Mujeres Libres | Revista feminista espanhola dos anos 30 está disponível para download gratuito, confira:

A organização anarco-feminista Mujeres Libres nasceu em meio da revolução social anarquista na Espanha, em 1936. Juntas, elas somavam cerca de 20 mil mulheres e, identificavam-se com os métodos anarco-sindicalistas e sempre lutaram para manter sua autonomia.

As Mujeres Libres acreditavam que a opressão não vinha somente do Estado, do capitalismo ou da igreja, mas também dos próprios homens dentro do movimento trabalhista e anarquista. Portanto questionavam o patriarcado presente nas instituições, assim como nos próprios movimentos sociais, em seus companheiros de luta e de vida.

O movimento, na época, criou uma revista que veio a ter somente 14 publicações, muitas nem chegaram ao público, porque o regime fascista acabou derrotando derrotando o movimento e destruindo tudo o que elas produziram materialmente.

Mas a notícia boa em tempos atuais, é que dos 14 volumes, 13 foram encontrados e disponibilizados por La Confederación General del Trabajo em seu site, para download gratuito, em um local onde você pode acessá-los com apenas um clique.

Não perca tempo e faça o download dos exemplares logo aqui.