No mês da mulher, NASA realizará a primeira caminhada espacial só de mulheres

Neste mês de março, mês da mulher, a NASA irá realizar a sua primeira caminha espacial ou spacewalk, com uma equipe formada exclusivamente por mulheres. A saída está marcada para o dia 29 de março e contará com as astronautas Anne McClain, Christina Koch e Jackie Kagey como a líder.

A atividade durará cerca de sete horas, segundo o site da NASA. “A caminhada espacial de 29 de março será a primeira apenas de mulheres”, disse Kathryn Hambleton, porta-voz da Nasa, dizendo que “as tarefas e os horários sempre podem mudar”. “Esse não era o planejamento original; essa caminhada espacial era para acontecer originalmente no outono (setembro)”. A equipe de controle local, que fica em Johnson Space Center da NASA, em Houston, contará com a diretora de voo principal, Mary Lawrence e a engenheira da Nasa, Kristen Facciol.

As caminhadas espaciais são um pouco raras e geralmente são feitas por razões que incluem trabalho externo em uma espaçonave ou satélite, além de testes de novos equipamentos. As três astronautas, McClain, Koch e Kagey fazem parte da turma de astronautas formada pela NASA em 2013, segundo o organismo, metade da turma foi de mulheres.