Paulo Freire Contemporâneo: um documentário sobre a pedagogia de Paulo Freire, assista:

Patrono da Educação Brasileira, um dos acadêmicos brasileiros mais reconhecidos e um dos pesquisadores mais lidos do mundo, Paulo Freire recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa por universidades da Europa e América, além de ter recebido o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz, em 1986.

Para demonstrar a importância de Freire no cenário educacional brasileiro e o quanto a sua obra é importante para o mundo, a TV Escola produziu um documentário que traz  “experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais”.

Muitos não sabem, mas Angicos é uma cidade do Rio Grande do Norte, na qual Paulo Freire implementou um projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”. Freire foi ministrou a primeira aula deste projeto em 24 de janeiro de 1963 e encerrou no dia 2 de abril, com as quarenta horas de aula. O projeto seria levado para outras cidades, mas em 1964, com o golpe militar, a ação foi impedida de continuar.

Mas Paulo Freire e suas ideias seguem vivos pelo Brasil e pelo mundo, e voce pode conferir um pouco disso no documentário abaixo: