Professores criam aplicativo para ensinar língua africana para crianças

O historiador Edson Pereira e a socióloga Odara Dèlé, também professores das redes estadual  e municipal de São Paulo, perceberam que havia uma grande dificuldade em se abordar a história da África em sala de aula. O problema vai desde a ausência de materiais didáticos até a própria falta de interesse dos professores.

Então, eles criaram o aplicativo para ensinar o Kimbundu, idioma falado pelo povo de mesmo nome que vive na Angola.

O aplicativo é o Alfabantu é voltado para crianças e pode ser baixado através do Google Play. A proposta é proporcionar um aprendizado lúdico e interativo para atrair o público infantil.

O Alfabantu está dividido em duas partes. Na primeira etapa acontece o primeiro contato com a língua, onde são aprendidas questões básicas como números, animais, frases cotidianas. Depois, na segunda parte, acontece um quiz, no qual a criança poderá testar o que aprendeu.

Lançado em novembro de 2017, até a primeira semana de dezembro, mais de 600 downloads do Alfabantu já tinham sido registrados. Além de brasileiros, moradores de Angola, Moçambique, Reino Unido, Polônia e Portugal também baixaram o aplicativo.

Faça o download do Alfabantu aqui.