Wikifavelas | Dicionário reúne conhecimentos sobre a favela em plataforma colaborativa, confira:

Favela. Palavra de muitos significados e muitas experiências. Estigmatizada por uns, ressignificada por outros, mas ainda assim uma palavra de enorme peso dentro da língua portuguesa. E mais do que uma palavra, a favela é lugar, lugar de experiências, sobrevivências e vivências.

Para tentar entender a favela e também torná-la produtora de conhecimento sobre si mesma, nasceu o Wikifavela – Dicionário de Favelas Marielle Franco, que até o momento contém mais de 150 verbetes construídos de maneira coletiva.

São termos que passam por diversos assuntos e produzidos pelo território favela. Alguns temas como o baile funk, cultura e comunidade estão presentes no dicionário que conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz e do CNPQ.

Marielle Franco, que dá nome ao dicionário, foi uma das responsáveis pelos verbetes, o termo UPP, por exemplo, conta com uma definição da vereadora carioca assassinada a tiros em 2018, em um crime ainda sem solução.

Mas não só de acadêmicos é feito o dicionário, o projeto também convidou pessoas vivem na favela, com o objetivo de ser horizontal e participativo. E além disso, é possível criar verbetes, adicionar novos e também imagens, a plataforma está aberta para contribuições. Há ainda a possibilidade de mais de um olhar sobre o mesmo assunto, o que provoca a diversidade de olhares sobre esse território tão expressivo quanto à favela.

Para conferir o material e também dar a sua contribuição, acesse o Dicionário de Favelas Marielle Franco aqui.