Lista | GRL Live Performance: 7 shows de mulheres musicistas disponíveis no Youtube

Quando associamos mulher e música, a nossa mente quase que instantaneamente recorre aos exemplos femininos que utilizam a voz como principal instrumento. Mulheres que realmente fizeram história por suas interpretações fantásticas, que cantaram e como diz o ditado popular, encantaram por muitos lugares.

Agora tentemos fazer o exercício de pensar em mulheres que marcaram a música, mas como instrumentistas. Essa é uma questão bem mais complicada, sabemos que existiram, porém a dificuldade em nomeá-las denota o quanto o campo da música é montado e produzido de homens para homens.

Durante a história, as mulheres não tiveram o espaço e nem a oportunidade, mas isso vem mudando e graças ao esforço e coragem de muitas musicistas, o quadro de mulheres instrumentistas está cada vez maior. E caso você não esteja vendo ou escutando essa revolução acontecer, a gente faz questão de te mostrar.

Preparamos uma lista com sete shows completos de mulheres musicistas, todos estão disponíveis gratuitamente e você pode conferir abaixo.

MAHMUNDI

Marcela Vale nasceu no Rio de Janeiro e antes de se dedicar ao projeto Mahmundi, foi vocalista e guitarrista da banda Velho Irlandês e também trabalhou como técnica de áudio no Circo Voador. Desde 2012, ela vem trabalhando no projeto Mahmundi, tendo lançado dois EPs (Efeito das Cores, em 2012; Setembro, em 2013).

Em 2016, ela lançou o primeiro álbum completo intitulado Mahmundi.

Veja o show completo:

 

LA LUZ

Formada em Los Angeles por Shana Cleveland, Marian Li Pino, Alice Sandahl e Lena Simon, a banda é conhecida por seu estilo “surf noir”, trabalhando com harmonias vocais em camadas.

O grupo possui dois álbuns de estúdio, It’s Alive e Weirdo Shrine, lançados em 2013 e 2015 respectivamente. Ainda em 2018, elas lançarão o álbum Floating Features.

Veja o show completo:

 

TASH SULTANA

Conhecida como a “banda de uma mulher só”, Tash Sultana cresceu em Melbourne, Austrália, onde aprendeu a tocar violão aos três anos. Suas apresentações possuem milhões de visualizações no Youtube, um dos principais canais de divulgação da musicista.

O seu primeiro EP, intitulado Notion, foi lançado em 2016.

Veja o show completo:

 

ANNA TRÉA

Anna Tréa é uma guitarrista, multi-instrumentista e cantora paulistana. Ficou mais conhecida ao acompanhar o conhecido rapper Emicida, desde 2013. Em julho de 2016, lançou o seu primeiro álbum autoral. O disco Clareia é 99% acústico e executado pela própria musicista.

Veja o show completo:

 

VALENTINA LISITSA

Considerada uma das maiores pianistas contemporâneas, Valentina nasceu na Ucrânia em uma família de não-músicos e, apesar do enorme talento para o piano, ela sonhava em ser enxadrista profissional.

Já no Conservatório de Kiev, ela optou pela carreira musical e desde então já tocou em inúmeras salas prestigiadas, como o Carnegie Hall; o Avery Fisher Hall de Nova Iorque; Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdã.

Veja o show completo:

 

COURTNEY BARNETT

Courtney Barnett é uma musicista australiana que desde o lançamento de seu primeiro EP, I’ve Got a Friend Called Emily Ferris, em 2012, despertou o interesse da mídia e da crítica internacional.

Ela já possui três EPs  e dois álbuns, sendo um deles em parceria com Kurt Ville. Em maio deste ano, Courtney lançará o seu segundo álbum solo intitulado Tell Me How You Really Feel.

Veja o show completo:

MULAMBA

Formada em Curitiba, a banda que surgiu com o intuito de realizar um tributo à Cássia Eller, hoje alcançou todo o Brasil com suas letras intensas e atuais.

O grupo é composto por Amanda Pacífico (voz), Cacau de Sá (voz), Caro Pisco (bateria), Fer Koppe (violoncelo), Naira Debértolis (baixo) e Nat Fragoso (guitarra).

Veja o show completo:

E a nossa lista não acaba aqui, em breve e regularmente, traremos outras listas e mais mulheres na música. O objetivo é difundir e compartilhar a ideia de que lugar de mulher também é na música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.