Lista | GRL Performance – ¡Viaje, Muchacha!: 7 apresentações de musicistas latinas disponíveis no Youtube

Continuando o nosso exercício de divulgar o trabalho de mulheres instrumentistas, preparamos a segunda edição da lista GRL Performance – ¡Viaje, Muchacha!, dessa vez somente com musicistas da América Latina, em apresentações isoladas ou shows completos, e que demonstram que a música é lugar de mulher sim.

As apresentações não são compostas somente por mulheres, mas as escolhas trazem mulheres em lugar de destaque e sempre com um instrumento na mão que, nesse caso, é mais do que um instrumento musical, é um instrumento de poder e de vitória.

Mulheres estão ocupando importantes espaços na música e, caso você não esteja vendo ou escutando essa revolução acontecer, a gente faz questão de te mostrar. Confira a lista abaixo:

IBEYI

A dupla franco-cubana formada pela gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz, trabalham com ritmos híbridos, mesclando a música latina com efeitos eletrônicos, em músicas cantadas em inglês e iorubá.

O nome Ybeyi vem do iorubá Ibejy que, além de significar gêmeas, é também o nome do orixá representado por divindades gêmeas.

Veja o show completo:

 

FRANCISCO, EL HOMBRE

Francisco, El Hombre, banda fundada pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros, Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, entra nessa lista por contar com a participação de Juliana Strassacapa, que além de ser uma das vocalistas, é uma das responsáveis pela condução percussiva do grupo.

Em 2017, a banda foi indicada ao Grammy Latino na categoria de melhor canção em língua portuguesa.

Veja o show completo:

 

FÉMINA

O trio de compositoras vem da Patagônia e é formado por Sofia “Toti” Trucco (vocais, violão, ronroco), Clara “Wewi” Trucco (vocal, percussão), e Clara Miglioli (voz, guitarra). O som feito pelas argentinas é um combo de ritmos latinos, incluindo a cúmbia, o candombe, a rumba e o bolero, em meio a pegadas de hip hop e funk, com uma impecável harmonia nos vocais.

Veja uma apresentação completa:

 

LA FAMILIA DE UKULELES

La Familia de Ukuleles se define como “uma experiência de multi ukuleles em uma explosão de cores com um repertório de melodias clássicas”.

Trabalhando com o instrumento havaiano de quatro cordas, a banda é composta por Matthias L. Martinelli (ukelele, banjo e voz), Damian Manfredi (baixo), Martin Capdeville (percussão), Adrian Capresi (ukelele, banjo, voz) e Melissa Muñiz (ukelele, trompete e voz), destaque da banda dentro dessa lista.

Veja a apresentação completa:

 

GINA CHAVES

Gina Chavez  é uma cantora, compositora e instrumentista latino-americana, que trabalha com ritmos como a cúmbia, bossa nova, pop vintage, reggaeton e folk combinados com um vocal dinâmico. A sua banda é composta por mais seis membros.

Veja o show completo:

 

CRACA E DANI NEGA

A dupla composta pelo produtor musical Craca Beat e pela MC Dani Nega, faz um som que mistura rap e música eletrônica com uma pegada percussiva bem swingada, que, neste show, especificamente, é liderada por duas mulheres, Priscila Brigante (bateria) e Gisa Silva (percussão). Assim, não ficou difícil pra gente colocar esse show na lista. O primeiro álbum da dupla, Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha, foi premiado como melhor álbum eletrônico na edição de 2017 do Prêmio da Música Brasileira.

Veja o show completo:

 

LAS TARADAS

Las Taradas é uma banda argentina de mulheres que relembra canções pouco conhecidas  dos anos 40 e 50, mantendo a sonoridade original, mas inovando através de toques próprios e contemporâneos. Os ritmos vão desde o bolero, passando pela cúmbia, chegando aos ritmos mexicanos. 

O grupo é formado por Paula Maffia (Ukulele), Lucy Patané (guitarra), Lu Martinez (baixo), Carla Branchini (Clarinete), Mel Muñiz (Trompete), Rosario Baeza (violino) e Nati Gavazzo (percussão).

Veja a apresentação completa abaixo:

 

Veja também: Lista | GRL Live Performance: 7 shows de mulheres musicistas disponíveis no Youtube.

Curtiu a lista? Então confere essa playlist que a gente criou no Spotify, tem tudo o que está aqui e um pouco mais: