Veja mulheres | 10 filmes dirigidos por mulheres na última década

Divulgar produções realizadas por mulheres é uma das maiores finalidades do nosso trabalho, por isso, resolvemos criar uma série de listas para divulgar produções de mulheres e começamos com uma lista com dez filmes lançados nesta última década (2010-19) dirigidos por mulheres.

E durante dez semanas, iremos trazer uma nova lista com outros dez filmes com mulheres na direção. Portanto, ao todo, indicaremos 100 filmes dos últimos dez anos com mulheres por trás das câmeras.

Então, sem mais delongas, confira os filmes selecionados para a semana um:

– Retrato de Uma Jovem Em Chamas (2019)

Em uma isolada ilha do Reino Unido, no final do século 18, uma artista deve pintar o retrato de uma jovem. Um filme que trata com uma beleza inestimável um amor improvável, mas não impossível e, o mais importante, um amor que nunca morre.

Direção: Celine Sciamma

– Que Horas Ela Volta? (2015)

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina, mas a sua chegada revela um abismo entre as famílias.

Direção: Anna Muylaert

– Selma (2014)

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto da população negra, uma luta que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

Direção: Ava DuVernay

– The Tale (2018)

A vida de uma mulher é abalada quando sua mãe descobre uma história, escrita por ela aos 13 anos de idade, que descreve seu relacionamento especial com dois treinadores adultos de um acampamento. Ao ler a história, Jennifer percebe que os detalhes do manuscrito são muito diferentes de suas lembranças daquele momento ocorrido há 40 anos e ela é forçada a confrontar as histórias que contamos para sobreviver.

Direção: Jennifer Fox

– Lady Bird (2017)

Uma adolescente sonha em deixar a sua pequena cidade e ir estudar em Nova York, em meio aos seus sonhos, está a sua mãe que não aprova muito a ideia.

Direção: Greta Gerwig

– Booksmart (2019)

Nessa que é uma das melhores comédias da década, duas garotas extremamente esforçadas do ensino médio decidem compensar o tempo perdido e juntar quatro anos de diversão em uma única noite.

Direção: Olivia Wilde

– Precisamos Falar Sobre o Kevin (2012)

Eva nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. Agora, o adolescente está preso por ter sido o responsável por uma tragédia, e Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.

Direção: Lynne Ramsay

– Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi (2017)

Laura se casa com Henry McAllan e sua nova família se muda para uma fazenda no delta do Rio Mississipi. Lá, uma família negra, os Jackson, são responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. O pai idoso de Henry, Poppy McAllan, luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, enquanto o irmão de Henry, Jamie, desenvolve uma boa amizade com os caseiros por compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.

Direção: Dee Rees

The Farewell (2019)

A família de uma senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida e decide não informá-la a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento surpresa para unir a todos.

Direção: Lulu Wang

– Certas Mulheres (2016)

Entre as vidas da advogada Laura Wells, Gina Lewis e da recém-formada Beth Travis há pouca coisa em comum além do fato de que elas moram em Livingston, no estado de Montana. No entanto, as circunstâncias fazem com que suas histórias se entrelacem de uma maneira íntima e profunda.

Direção: Kelly Reichardt