Lista | 5 Livros de Ficção Científica para fazer parte da sua estante

A ficção científica está em alta, presente em inúmeros filmes e séries de televisão, o tema vem ganhando ainda mais força nos últimos anos. Acompanhando as descobertas  da ciência e da física quântica, as obras estão cada vez mais elaboradas.

Um fator muito importante para a ampliação do tema na sociedade tem sido, sem dúvidas, a literatura. Ao colocar teorias complexas em forma de texto ficcional, os escritores proporcionam ao público uma viagem por universos, dimensões e mundos alienígenas.

Portanto, a gente preparou uma lista com cinco livros para você atualizar a sua estante ou começar a sua saga de leituras dentro do gênero. Confere aí:

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (Douglas Adams)

agencia-de-investigacoes-holisticas-dirk-gently-douglas-adams-editora-arqueiro
Foto Capa

 

O livro de Douglas Adams, famoso por sua trilogia de cinco livros, O Guia do Mochileiro das Galaxias, cria em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, uma história repleta de acontecimentos aleatórios, que mesmo não parecendo fazer qualquer sentido, estão conectados de uma maneira ainda mais aleatória.

Adams descreve a sua obra como “um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives”. Parece louco? Sim. Mas vale lembrar que todos os livros do autor possuem um alto teor de loucura impressionantemente racional.

Matéria Escura (Blake Crouch)

MateriaEscura_G
Foto Capa

Matéria Escura, do autor Blake Crouch, teve os seus direitos adquiridos pela Sony para a produção de um longa-metragem ainda antes do lançamento.

Na trama, um homem acorda em uma realidade diferente daquela em que vive, onde nada na sua vida é a mesma coisa. Com conceitos da física quântica e teorias sobre o multiverso, o enredo possui uma descrição de ideias que facilitam a compreensão e colocam o leitor ou leitora para pensar em suas possíveis vidas em outras realidades.

Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias

Doctor-Who_12-doutores-12-historias-705x1024
Foto Capa

Doctor Who é a única obra da ficção científica capaz de dar ao mesmo personagem doze histórias diferentes (futuramente treze), com 12 personalidades e posturas radicalmente diferentes. E é isso que vemos nesse livro que conta com a participação de grandes escritores e escritoras do gênero na atualidade.

Cada um dos contos é uma transposição do que os doutores possuem de melhor em suas regenerações para as páginas do livro, proporcionando um mix de nostalgia e alegria ao vivenciar cada um deles novamente.

Lugar Nenhum (Neil Gaiman)

download
Foto Capa

Em 1997, antes de escrever o grande sucesso Deuses Americanos, Neil Gaiman publicou o romance Lugar Nenhum, que traz a história de um homem que se torna invisível: perde a sua noiva, o seu trabalho, a sua casa, sua vida. Para conquistar tudo de volta, ele se lança em mundo desconhecido muito diferente da Londres que conhece.

Com um enredo envolvente, personagens cativantes e um mundo mirabolante, Lugar Nenhum, inicialmente feito para um roteiro de televisão, foi um marco na carreira do escritor, hoje um dos mais aclamados do gênero.

História da Sua Vida e Outros Contos (Ted Chiang)

HistoriaDaSuaVidaG
Foto Capa

Ted Chiang é um dos maiores nomes da ficção científica contemporânea e autor desse livro de contos.

Com um grande talento para produzir grandes reflexões sobre a vida humana, Chiang elabora ideias com tamanha profundidade e originalidade, mas que cabem em um texto limpo e preciso para quem gosta de uma boa ficção científica.

Um dos contos desse livro, História da Sua Vida, foi recentemente adaptado para o cinema e indicado ao Oscar na categoria de melhor filme, com o título The Arrival, aclamado por trazer a temática alienígena liberta de qualquer clichê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.