Lista | De mulher para a sociedade: 5 livros para compreender o feminismo e sua importância

Em tempos atuais, onde mulheres se rebelam e buscam a cada dia por mais direitos e respeito dentro dessa sociedade, faz-se cada vez mais necessário que todas e todos conheçam mais sobre essa luta.

Separamos cinco livros escritos por mulheres – que vão do mais iniciante ao mais complexo e robusto – que ilustram a raiz do problema, dissecando a sociedade e seus mecanismos para uma compreensão ainda mais clara de toda a opressão e repressão que mulheres historicamente vivem.

Reivindicação dos Direitos da Mulher (Mary Wollstonecraft)

Mary-Wollstonecraft-x-162279570
Mary Wollstonecraft

Considerado um dos documentos fundadores do feminismo, o livro denuncia a exclusão das mulheres do acesso a direitos básicos no século XVIII. Escrito em um período histórico marcado pelas transformações que aconteciam rapidamente no mundo, o texto discute a condição da mulher na sociedade inglesa.

O que mais chama a atenção no livro de Wollstonecraft é que mesmo sendo escrito no século XVIII, ainda é uma obra extremamente atual. Imprescindível para a compreensão da mulher ontem e hoje para refletir sobre o amanhã.

Sejamos Todos Feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)

Chimamanda-Ngozi-Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Sejamos todos feministas é uma adaptação de uma apresentação da Chimamanda Ngozi Adichie para o TEDx Euston. Chimamanda conta as suas experiências ao dizer ser feminista e as reações não foram boas. Hoje, Chimamanda descreve-se como “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”.

O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir)

2
Simone de Beauvouir

O Segundo Sexo  é uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento feminista. O pensamento de Beauvoir analisa a situação da mulher na sociedade. No Brasil foi publicado em dois volumes: “Fatos e mitos” que faz uma reflexão sobre os condicionantes da situação da mulher na sociedade e “A experiência vivida” analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política.

Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf) 

virginia-woolf
Virginia Woolf

O ensaio é visto como um texto feminista, e é explicitado na construção de seu argumento a exigência de um espaço literal e figurativo para escritoras em uma tradição literária dominada pelo patriarcado. Está entre os 100 livros do século segundo jornal francês Le Monde.

O Mito da Beleza (Naomi Wolf)

1412568372080
Naomi Wolf

O livro se encarrega de analisar seis áreas e suas relações com a beleza feminina: emprego, cultura, religião, sexualidade, distúrbios alimentares e cirurgia plástica. A autora trabalha com o fato de que essas áreas criam uma mística e uma exigência em torno da mulher e funcionam como poderosos obstáculos no caminho para alcançar o poder dentro da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.