Medo e tensão: 9 filmes para conhecer e entender o pós-terror, confira:

O post horror ou pós-terror é um termo criado pelo crítico de cinema Steve Rose, do jornal The Guardian, para tratar do filme Ao Cair da Noite (2017) e, desde então, utiliza-se o termo para ordenar um novo estilo de filmes de terror do universo independente.

O que diferencia esses filmes do terror convencional é a não utilização dos exageros baratos, como os jumpscares (som alto apelativo), sangue exagerado e faces demoníacas absurdas. Ao invés disso, esses filmes são caracterizados por envolver questões psicológicas em uma narrativa extremamente manipulativa, da qual não somos capazes de escapar, tornando os níveis de medo, tensão e desconforto muito maiores.

Mas engana-se quem pensa que esse estilo surge no século 21, muito pelo contrário, ele apenas ganhou uma nomenclatura, O Bebê de Rosemary (1968), A Profecia (1968) e Suspiria (1977) são bons exemplos de filmes na mesma linha lançados décadas atrás. Contudo, diante de suas características, foram colocados dentro da caixa cult do cinema.

O mesmo acontece com os filmes pós anos 2000, mas que estão cada dia mais fortes no cenário independente e também presentes em premiações importantes, como o Globo de Ouro e o Oscar.

Abaixo, selecionamos nove filmes – além dos já citados – do pós-terror para você conhecer e tirar suas próprias conclusões sobre o estilo.

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2018)

Steven é um cardiologista conceituado que é casado com Anna, com quem tem dois filhos: Kim e Bob. Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin, um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.

Direção: Yorgos Lanthimos

Disponível no Prime Vídeo.

Hereditário (2018)

Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse um sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

Direção: Ari Aster

Disponível no Prime Vídeo.

Sombras da Vida (2018)

Um homem recém-falecido retorna como fantasma para sua casa no subúrbio com a intenção de consolar sua esposa. Em sua nova forma espectral, invisível para os mortais, ele percebe que não é afetado pelo tempo, sendo condenado a ser um mero espectador da vida que antes lhe pertencia, ao lado da mulher que amava. O fantasma inicia uma jornada pelas memórias e histórias, enfrentando perguntas eternas sobre a vida e a existência.

Direção: David Lowery

Disponível no Prime Vídeo.

Nós (2019)

Um casal leva seus filhos para a casa na praia esperando relaxar e se divertir com seus amigos. Mas quando a noite cai, a serenidade se transforma em tensão e caos após quatro figuras misteriosas aparecerem sem convite.

Direção: Jordan Peele

Boa Noite, Mamãe (2014)

Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.

Direção: Severin Fiala, Veronika Franz

Personal Shopper (2016)

Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como “personal shopper” para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.

Direção: Olivier Assayas

Disponível na Netflixl.

Midsommar: o mal não espera a noite (2019)

Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani vai com o namorado Christian e um grupo de amigos até a Suécia numa viagem para um festival de verão único em uma remota vila sueca. O que começa como férias despreocupadas de verão em uma terra de luz eterna toma um rumo sinistro quando os moradores do vilarejo convidam o grupo a participar de festividades que tornam o paraíso pastoral cada vez mais preocupante e visceralmente perturbador.

Direção: Ari Aste

Disponível no Prime Vídeo.

Corra! (2017)

Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Direção: Jordan Peele

Disponível na Netflix.

Coerência (2013)

Durante um jantar, oito amigos começam a falar sobre a proximidade de um cometa, e sobre os rumores de que a passagem deste corpo celeste é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba, e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, questionando a noção de realidade.

Direção: James Ward Byrkit