25 volumes da revista “Cadernos de Antropologia e Imagem” disponíveis para download gratuito, acesse:

A revista Cadernos de Antropologia e Imagem foi criada em 1995, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com o intuito de responder a seguinte questão: “o que sabemos no Brasil sobre a produção de imagens etnográficas realizadas nas últimas décadas, nos diversos centros internacionais? Quem são os principais autores de antropologia visual?”.

A antropologia visual surgiu como um ramo dentro da antropologia, na qual os antropólogos e antropólogas utilizam câmeras para produzir imagens em movimento ou estáticas, para conduzir e produzir os seus estudos em etnografia, termo que traduzido de maneira simples, significa adentrar a cultura do outro para compreendê-la.

Mas calma, essa revista não é somente para aqueles que estudam a antropologia de alguma forma, mas para todos aqueles que possuem interesses no uso de imagens para diversos fins, assim como aqueles que apenas procuram conhecer mais sobre os inúmeros grupos sociais e meios culturais que existem por aí, afinal de contas, conhecimento nunca é demais.

Para fazer o download dos 25 números lançados pela revista, basta clicar aqui. Boa leitura!