Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões de Literatura 2019, saiba mais:

Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Camões de Literatura 2019, o maior reconhecimento para os escritores e escritoras em língua portuguesa. O anúncio foi realizado nessa terça-feira (21), no Rio de Janeiro, no prédio sede da Biblioteca Nacional.

Para a decisão, um júri formado por representantes de países que possuem a língua portuguesa como língua oficial, debateu o tema por cerca de duas horas. Como vencedor da 31ª edição, Chico Buarque receberá 100 mil euros como prêmio.

Chico Buarque é reconhecido como um dos maiores nomes da música brasileira, tendo alcançado o feito de concorrer com ele mesmo no Prêmio da Música Brasileira no último ano. Mas os seus feitos também alcançam a literatura. Já recebeu os prêmios Jabuti de melhor livro do ano, com Leite Derramado e Budapeste e melhor romance, com Estorvo. Com o reconhecimento, o cantor passa a ocupar o mesmo hall literário que figuras como José Saramago (Portugal), Jorge Amado (Brasil), Rachel de Queiroz (Brasil), Lygia Fagundes Telles (Brasil) e Mia Couto (Moçambique).

O Prêmio Camões de Literatura foi criado com o objetivo de identificar e reconhecer aquele ou aquela que tenha contribuído “para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” da língua portuguesa.