Lista | Livros antirracistas para crianças

Precisamos falar sobre racismo e precisamos falar sobre racismo com todas as idades. Crianças não são racistas, a essência de nenhum ser humano é racista, mas o crescimento e o desenvolvimento em uma sociedade baseada em um racismo estrutural certame que irá influenciar a mente de uma criança.

Portanto, devemos tratar desse assunto desde cedo com os nossos pequenos e mostrá-los como lutar contra esse mal. Uma das alternativas para abordar o assunto são os livros e abaixo separamos alguns títulos para você conferir, indicar e adotar na rotina com as crianças próximas a você.

O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO

Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia.

BIA NA ÁFRICA

Bia é filha de uma diplomata e viaja com a mãe por diferentes partes do mundo. Nessas viagens ela conhece muitas das influências que outros países trouxeram para o Brasil. Neste livro viaje com a Bia para a África. Conheça um pouco do Egito, Quênia, Mali, Congo, Zimbábue e Sudão.

A ÁFRICA RECONTADA PARA CRIANÇAS

Com muita criatividade, este livro nos convida a uma viagem pelas histórias contadas nos países africanos onde também se fala português. Angola, Moçambique, Guiné- Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe… Lá tem lobo, coelho, leão – e muitas outras aventuras. As histórias deste livro são, acima de tudo, bem humoradas.

MEU CRESPO É DE RAINHA

Bell Hooks demonstra às meninas diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa. Um livro para ser lido em voz alta, indicado para crianças a partir de três anos de idade – e também mães, irmãs, tias e avós – se orgulharem de quem são e de seu cabelo ‘macio como algodão’ e ‘gostoso de brincar’.