Site disponibiliza gratuitamente mais de 2 mil trabalhos em cordel, confira:

A Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, disponibiliza mais de 2000 folhetos de cordel, tudo isso gratuitamente e online, portanto, se você ainda não conhece essa maravilha da cultura brasileira, a oportunidade acaba de chegar em suas mãos.

O acervo é fruto de um projeto que digitalizou e também restaurou milhares de cordéis, a coordenação da atividade é da pesquisadora Ivone da Silva Ramos Maya. São 21 poetas presentes no conteúdo online, somente aqueles que deram permissão para que fosse disponibilizado. O acervo físico e original só pode ser acessado por pesquisadores autorizados.

Os poetas estão divididos em dois grupos, o primeiro referente aos pioneiros, aqueles nascidos no século 19 e que deram início a produção de folhetos, e o segundo grupo, que conta com poetas nascidos no século 20, onde o cordel já estava estabelecido.

E se você quiser saber ainda mais sobre a literatura de cordel, o site também reúne artigos sobre o assunto. Para conferir tudo isso, basta clicar aqui.

Foto: Camilla Lourenço, Cordéis de Silvio Nunes, Jaguarão/RS.