Toda a obra de Walter Benjamin disponível para download gratuito, confira:

O pensador alemão cujo trabalho, fragmentado e incompleto, é ainda sim, um dos mais relevantes do século passado.  Benjamin analisa a “subversão da tecnologia”, isto é, sua relação determinante com a arte, a cultura e a autonomia da sociedade.

De maneira prática, o trabalho do autor enfatiza o poder da tecnologia e a sua relação com a comunicação e os veículos culturais, abordando temas como a cultura de massa, a transmissão mecânica do conhecimento, modismos e linguagem.

Benjamin é pioneiro em abordar a ideia de que as mídias são capazes de transformar as pessoas e, a partir daí, manter o controle das classes mais baixas pelas classes dominantes. Para ele, em tempos de comunicação tecnológica, a experiência de vivenciar algo é substituída pela simples ideia de ter tido essa experiência.

Walter Benjamin nasceu em 15 de julho de 1892, em Berlim, onde iniciou seus estudos de filosofia, que continuou em Freiburg, Munique e Berna. De origem judaica, após a ascensão do nazismo ao poder, ele fugiu para a França, onde continuou seu trabalho teórico. Antes do avanço nazista na França, em 1940 ele foge com sua irmã e recebe um visto para viajar para os Estados Unidos. Contudo, em sua fuga para a América, ao tentar atravessar a fronteira entre França e Espanha, ele foi parado pela polícia. Temendo ser entregue aos alemães, Benjamim suicidou-se.

Por esse motivo, a obra do autor é considerada incompleta, mas o pouco que produziu o tornou um dos maiores pensadores de seu tempo, sendo citado e discutido em muitas universidades ao redor do globo.

Para acessar todos os textos de Walter Benjamin, clique nos links abaixo. Os arquivos estão em espanhol.