Projeto Imigrantes | Universidade reúne imigrantes para contar e cantar suas histórias

Depois de tantos casos de violência, xenofobia e racismo contra imigrantes que aconteceram no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está desenvolvendo um projeto para possibilitar a esses imigrantes que possam contar um pouco de suas histórias.

O Projeto Imigrantes é promovido pelos alunos do curso de Produção Fonográfica da universidade e da gravadora da instituição, a Sigmund Records, que se uniram com o objetivo de promover mudanças sociais, além de divulgar o trabalho de artistas imigrantes do Haiti e da Nigéria que vivem atualmente no estado.

O Estúdio Soma, o Garden Pub e a Vtonello Produtora Fonográfica também estão envolvidos no projeto. O resultado sairá em forma de um álbum com músicas autorais de todos os artistas, além de um documentário.

A universidade escolheu os artistas através de seleção especializada que contou com diversos profissionais da música e de outras áreas relacionadas. Ao todo foram selecionados sete artistas: Alix Georges, Najeda Redon, Extenson Thelus (Sonson), Surprise69 e Emmanuel Villus (Smog), todos do Haiti, e os nigerianos Emmanuel Idowu Akinruli (Akin) e Patrick Olumide Obafemi (Lumi).

O lançamento está previsto para o mês de dezembro deste ano.